Últimas críticas antes do fim do mundo

by

Então que os cientistas vão fazer um mega experimento com colisão de partículas que, em tese, seria próximo ao estado em que o universo esteve em “frações de segundo após o Big Bang”, talvez algo próximo ao limite de Planck. O objetivo é estudar, como dizem os jornais, “a origem do universo”.

Daí que pra saírem dizendo que seria o fim do mundo foi um pulo. Mas até Stephen Hawkins deu seu aval e agora estou mais seguro: não preciso mais rasgar minha agenda, vou ter que continuar a fazer a barba e, sobretudo, agüentar meus alunos chatos.

Mas nem nesta hora preciosa a imprensa deixa de dar suas (últimas) bolas na trave. O terrorismo sobre o fim do mundo aparece à mais besta pesquisa sobre notícias da experiência. Manchetes como “Buracos negros podem devorar a Terra a partir do interior” ou ainda “O dia de todas as inquietações” dão a tônica num noticiário que não consegue não vacilar entre informar e atiçar. Assim, penso que o saldo da imprensa terráquea vai mesmo terminar no negativo.

Quanto a mim, só lamento não ter tempo pra estudar mais sobre a questão que realmente importa:

“E assim, por mais que possamos retroceder aos estados anteriores, jamais encontraremos nesses estados uma razão (ratio) completa para o porquê de existir qualquer mundo e por que ele é do modo que é.”

Leibniz, em “Sobre a Origem fundamental das coisas” (1697)

Acho que vou ter um armaggedom metafísico. Até lá.

Para ver se enxerga a tela final antes do Game Over, ao vivo, clique aqui (às 4 da manhã).

Categorias do Technorati , , , ,

4 Respostas to “Últimas críticas antes do fim do mundo”

  1. Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo « Inter-Esse Says:

    […] as cortinas e termina o espetáculo Clique aqui para ler meu último post antes do fim do […]

  2. RAP do LHC « Blog do Instituto Hypnos - o prazer de saber Says:

    […] Blog do Instituto Hypnos – o prazer de saber « Últimas críticas antes do fim do mundo […]

  3. Aristides Says:

    Post muito bom. Muito bem noticiado.

  4. Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo | Inter-Esse Says:

    […] aqui para ler meu último post antes do fim do […]

Deixe um comentário